Como identificar a Escoliose?

Você já ouviu falar em Escoliose? Sabe como identifica-la?

A chamada Escoliose é uma alteração postural (curva em S ou em C da Coluna Vertebral) que atinge uma boa parte da população. Sendo progressiva e acometendo com maior frequência o sexo feminino, notado o aparecimento mais abrupto e com chances significativas de aumento na faixa etária entre 10 a 17 anos, dentro da faixa do estirão de crescimento; afetando a autoestima do adolescente e gerando limitações no seu cotidiano.

Escoliose, escoliose, tratamento para escoliose

Quando é necessário o tratamento?

Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem Escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados. Sendo em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

Na grande maioria dos casos, os sintomas são bem discretos. Mas ainda assim podem surgir alguns, como:

  • Dores musculares, de intensidade leve ou alta, a depender de cada caso;
  • Sensação de fadiga nas costas, especialmente após um período prolongado na posição sentada ou em pé;
  • Fatores psicológicos.

Entretanto, já é confirmado, em pesquisas, que se não tratada adequadamente a chance de progredir (aumentar a curva) é muito grande nesta faixa etária . Acima de 50º geralmente evoluem para cirurgia, além da possibilidade de sentir dores na vida adulta.

Como é feito o diagnostico?

O diagnóstico dos desvios da coluna baseia-se no exame clínico minucioso, com o paciente de frente, de costas e de perfil, assim como nos achados dos exames de raios X da coluna. Especificamente no que se refere à escoliose, o teste de Adams (a flexão do tronco para frente e para baixo deixa visível a curvatura e a giba) utiliza-se para o diagnóstico precoce da escoliose idiopática do adolescente (EIA), doença que se manifesta na infância e adolescência.

Portanto, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Fique de olho na postura dos seus filhos e mediante qualquer dúvida, agende uma avaliação com um profissional.