Como corrigir a pisada torta?

Como corrigir a “pisada torta”? A causa da famosa “pisada torta” é por um desvio no eixo do calcanhar em relação aos ossos da perna. Com isso, a formação de um ângulo inadequado dos membros resulta na alteração da pisada. O tratamento indicado para corrigir a pisada é chamada de podoposturologia.

podoposturologia, correção da pisada, pisada torta

As peças podais surgiram de observações de podólogos europeus, médicos ortopedistas, neurofisiologistas e cinesiologistas que de certa forma iniciaram o estudo clínico voltado somente para a prescrição da palmilha ao pé sem inicialmente levar em conta a sua relação com a postura corporal. Com isso, se deu o surgimento da podoposturologia.

Quando é necessário o uso?

É necessário o uso para aqueles que o posicionamento dos pés está inadequado, ou seja, pisada torta, podendo surgir lesões e/ou alterações nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.
Indicamos esse tratamento para diversos transtornos, como: dores nos joelhos, tornozelos, dores nas costas e etc. Também são prescritas para disfunções do pé para promover conforto e alivio das dores.

Cada paciente é único, assim como o formato do pé e a forma de andar. Por isso, confeccionamos as palmilhas de forma personalizada. Além disso, é preciso o conhecimento específico do profissional. O paciente precisa ter um acompanhamento individualizado durante todo o tratamento, para que então, haja reavaliações e possíveis manutenções, até que tenha alta.

As palmilhas posturais permitem uma reprogramação postural. Durante a confecção das palmilhas, também descritas como sensoriais, utiliza-se elementos de EVA que são fixados em contato com a planta dos pés. Estes elementos fornecem informações ao sistema postural. C0mo resposta, o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo desta forma as assimetrias posturais, chamadas de pisada torta.